OSTEOARTROSE DO COTOVELO
A osteoartrose (Artrose) do cotovelo ocorre quando há alguma alteração degenerativa da cartilagem articular. Isso pode acontecer por causa de uma lesão traumática prévia, porém o mais comum é o resultado de um desgaste normal da cartilagem articular em decorrência da idade.
O cotovelo é uma das articulações menos afetadas pela artrose, devido á anatomia articular de suas superfícies articulares e fortes ligamentos estabilizadores. Como resultado, a articulação do cotovelo pode tolerar grandes forças sem se tornar instável.
Causas:
O risco de osteoartrose do cotovelo aumenta em pacientes com história prévia de fratura articular. Se necessitar de cirurgia para reparar a lesão ou reconstruir a articulação.
Lesões ligamentares que evoluem com cotovelo instável também podem levar à osteoartrose. Atividades de trabalho ou esportes podem levar à osteoartrose do cotovelo se o paciente colocar mais demandas na articulação do que pode suportar.
Por exemplo, arremessadores de beisebol profissionais.
Sintomas:
Os sintomas mais comuns da artrose do cotovelo são:
- Dor;
- Crepitação (estalos);
- Perda de amplitude de movimento;
Ambos os sintomas podem não ocorrer ao mesmo tempo. Os pacientes geralmente relatam uma sensação de “travamento” no cotovelo, que é causado por desgaste da cartilagem. Pode ocorrer bloqueios de movimentos, que são causados por fragmentos soltos de cartilagem ou osso.
O edema (inchaço) articular do cotovelo geralmente não é sintoma inicial, ocorre mais tarde, à medida que a doença progride.
O inchaço na articulação do cotovelo pode aumentar a pressão sobre o nervo ulnar, causando formigamento no quarto e quinto dedo.
Exame Clínico:
O diagnóstico de artrose do cotovelo se baseia em sintomas e exames complementares.
Raios-X mostram diminuição de o espaço articular, esclerose subcondral e até osteófitos em fases mais avançadas.
Tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM), geralmente não são necessárias para diagnosticar osteoartrose do cotovelo.