Ir para o conteúdo

OSTEOARTROSE DO COTOVELO

A osteoartrose (Artrose) do cotovelo ocorre quando há alguma alteração degenerativa da cartilagem articular. Isso pode acontecer por causa de uma lesão traumática prévia, porém o mais comum é o resultado de um desgaste normal da cartilagem articular em decorrência da idade.

O cotovelo é uma das articulações menos afetadas pela artrose, devido á anatomia articular de suas superfícies articulares e fortes ligamentos estabilizadores. Como resultado, a articulação do cotovelo pode tolerar grandes forças sem se tornar instável.

Causas:
O risco de osteoartrose do cotovelo aumenta em pacientes com história prévia de fratura articular. Se necessitar de cirurgia para reparar a lesão ou reconstruir a articulação.

Lesões ligamentares que evoluem com cotovelo instável também podem levar à osteoartrose. Atividades de trabalho ou esportes podem levar à osteoartrose do cotovelo se o paciente colocar mais demandas na articulação do que pode suportar.
Por exemplo, arremessadores de beisebol profissionais.

Sintomas:
Os sintomas mais comuns da artrose do cotovelo são:

  • Dor;
  • Crepitação (estalos);
  • Perda de amplitude de movimento; 

    Ambos os sintomas podem não ocorrer ao mesmo tempo. Os pacientes geralmente relatam uma sensação de “travamento” no cotovelo, que é causado por desgaste da cartilagem. Pode ocorrer bloqueios de movimentos, que são causados por fragmentos soltos de cartilagem ou osso.

O edema (inchaço) articular do cotovelo geralmente não é sintoma inicial, ocorre mais tarde, à medida que a doença progride.

O inchaço na articulação do cotovelo pode aumentar a pressão sobre o nervo ulnar, causando formigamento no quarto e quinto dedo.

Exame Clínico:
O diagnóstico de artrose do cotovelo se baseia em sintomas e exames complementares.

Raios-X mostram diminuição de o espaço articular, esclerose subcondral e até osteófitos em fases mais avançadas.

Tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM), geralmente não são necessárias para diagnosticar osteoartrose do cotovelo.

Alterações Degenerativas Precoces

Raio-X mostrando um cotovelo com alterações degenerativas precoces.

A osteoartrose do cotovelo que ocorre sem lesão prévia é mais comum em homens do que em mulheres. O início geralmente ocorre em pacientes com 50 anos de idade ou mais, mas alguns pacientes podem ter sintomas mais cedo.

Tratamento:
As opções de tratamento dependem do estágio da doença, da história pregressa, da expectativa do paciente, da condição médica geral e dos resultados das radiografias e outros exames.

Tratamento conservador (não cirúrgico):

Para os estágios iniciais da osteoartrose, isso inclui medicamentos orais para reduzir ou aliviar a dor, a fisioterapia e a modificação da atividade.

Injeções de corticosteroides às vezes são usadas para tratar sintomas de osteoartrite.  Embora os efeitos das injeções sejam temporários, eles podem fornecer algum alívio da dor. Uso de injeções intra-articulares de ácido Hialurônico, chamada de visco-suplementação, tem sido cada vez mais utilizada para tratamento de osteoartrose.

Tratamento cirúrgico: 
Quando intervenções não cirúrgicas não são suficientes para controlar os sintomas, a cirurgia pode ser necessária. Em fase inicial a artroscopia pode oferecer algum benefício, sendo um tratamento cirúrgico minimamente invasivo.

Substituição da Articulação

Raio-X de um paciente submetido à substituição da articulação do cotovelo.

Se a degeneração articular estivar avançada, e os sintomas de dor e incapacidade funcional persistirem a despeito de todos os tratamentos prévios, pode se indicar a substituição articular do cotovelo (prótese do cotovelo).
Em pacientes adequadamente selecionados, a melhora da dor e da função após uma substituição articular pode ser dramática.  A prótese de cotovelo não está bem indicada para pacientes jovens ou muito ativos.