Ir para o conteúdo

LESÃO DO MANGUITO ROTADOR

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos (supra espinhal, infra espinhal, redondo menor e subescapular) e seus respectivos tendões que age na estabilização do ombro, assim como na realização de movimentos de rotação externa, interna e abdução. Esse grupo muscular é essencial especialmente em atividades repetitivas de suspensão acima da cabeça, como arremessar e nadar, dentre outras práticas esportivas.

Existem diversos tipos de lesões de ombro relacionadas ao manguito rotador, sendo muitas de indicação cirúrgica. Na população mais jovem, o tratamento cirúrgico é indicado caso essa lesão acometa mais de 50% da extensão da espessura do tendão. Já em pacientes de mais idade, essa operação será indicada quando há muita dor, perda de função ou resposta ineficiente do tratamento conservador.

cirurgia é realizada preferencialmente pela técnica de Videoartroscopia, que é uma técnica minimamente invasiva, geralmente com bons resultados.

recuperação pós-operatória necessita de repouso com tipoia por algumas semanas (4-6 em média). Após esse período, é necessária a reabilitação fisioterápica.