EPICONDILITE LATERAL (TENNIS ELBOW OU COTOVELO DO TENISTA)
O cotovelo de tenista (epicondilite lateral) é uma patologia que causa dor no cotovelo por sobrecarga tendínea, geralmente por movimentos repetitivos do punho e do braço.
Apesar de seu nome, os atletas não são os únicos que desenvolvem cotovelo de tenista. Pessoas que usam a mão e cotovelo em tarefas que necessitem de esforço também podem desencadear esta patologia
É a causa de dor mais comum do cotovelo e a dor ocorre durante e logo após esforço como torcer algo com as mãos e também pode se espalhar no antebraço e no pulso.
O diagnóstico é geralmente simples, com positividade de manobras irritativas locais, exames complementares podem ser solicitados, inicia-se pelo raio-x simples para avaliar se há calcificações associadas ou alterações degenerativas. Caso necessite de melhor estudo solicitamos a Ressonância nuclear magnética ou até eletroneuromiografia de membros superiores para se diferenciar de patologias compressivas periféricas (por exemplo compressão de nervo interósseo posterior).
O tratamento inicia-se com repouso, uso de analgésicos, há casos que necessitam de fisioterapias e infiltrações melhoram as dores com maior rapidez.
A terapia por ondas de choque costuma ter indicação antes da cirurgia, com porcentagens de cura de 60 a 70%, evitando muitas cirurgias.
Se os tratamentos conservadores não ajudarem ou se os sintomas forem incapacitantes, seu médico pode sugerir cirurgia.
Dentre as opções cirúrgicas destacamos a liberação de videoartroscopia ou a cirurgia aberta pela técnica de Nirchl. A reabilitação pós-operatória é geralmente rápida e traz bons resultados.