Ir para o conteúdo

CAPSULITE ADESIVA (OMBRO CONGELADO)

A Capsulite adesiva (ombro congelado) é uma causa de dor intensa seguida de perda progressiva dos movimentos do ombro. A dor é constante e piora com movimentos bruscos do ombro e com o frio. Piora a qualidade de sono, pois a pessoa acorda várias vezes com qualquer pequeno movimento do ombro. A causa ainda não foi esclarecida, porém pode ter componente autoimune. É mais frequentes em diabéticos, tireóidopatas, sequelados de AVC, e em pessoas portadoras de problemas cardíacos.

diagnóstico é basicamente clínico, e caso houver necessidade de exames complementar, a ressonância nuclear magnética é a mais indicada.

A evolução da capsulite adesiva é lenta e dolorosa, por isso é necessária uma boa relação médico-paciente, para melhor resultado terapêutico.  A grande maioria das pessoas melhoram mais de 90% do movimento sem a necessidade de cirurgia.

Há várias opções de tratamento, como medicamentos analgésicos e antidepressivosfisioterapias analgésicas cuidadosas evitando manobras dolorosas, injeções no ombro para bloqueios de dor, e até em último caso o tratamento cirúrgico para liberação das aderências. As manipulações da articulação do ombro sob anestesia são cada vez menos indicada, devido aos riscos de fratura do ombro.